O acesso a internet tem mudado de forma irrevogável a forma como nos relacionamos com o mundo e a educação não está imune a estas mudanças. O grande número de fontes disponíveis, a possibilidade de acesso a qualquer momento aos conteúdos e a possibilidade de compartilhamento são os encantos e os desafios desse novo mundo. É nesse contexto que se inserem as plataformas de social learning , a aprendizagem colaborativa, uma forma de criar e reunir fontes confiáveis de troca de conhecimentos.
O artigo aponta três grandes benefícios desta aprendizagem:
01. A conversa assíncrona, que não está presa ao relógio, disponível a todo o instante e em qualquer lugar. O aluno não precisa estar em aula para aprender ou tirar dúvidas.
02. Colaboração que gera confiança. Dividir o que sabe os alunos passam a se conhecerem melhor, a ter autoconfiança, a serem autores do próprio conhecimento. Enxergamos também como uma forma dos alunos olharem para o outro, ajudar quem está em dificuldades e formarem seu próprio caráter baseado na cooperação e solidariedade.
03. Conteúdo de qualidade através de crowdsoursing. Nesse mundo sem fim de informações buscar canais confiáveis também é parte do desafio, mas diversos canais e plataformas comprometidos com a educação, em sua maioria são colaborativos e gratuitos.
As novas possibilidades de se buscar informações tornam a aprendizagem mais democrática e coloca o aluno como corresponsável neste processo, cabendo ao professor apresentar as ferramentas mais seguras e confiáveis, mediando está relação e incentivando a busca por mais conhecimentos. Vale ressaltar que os professores também dispõem de diversos canais para aperfeiçoamento e busca de artigos acadêmicos, pois esta democracia sim é para todos.
Acreditamos que cada dia mais precisamos promover o contato assíduo com nossos alunos, o bom relacionamento entre o aluno e o professor é a causa que mais favorece no processo de aprendizagem. Para maior eficiência neste processo o professor necessita buscar novas formas para esta ligação e as redes sociais podem colaborar positivamente.
Com a aplicação dessa ferramenta no ensino, o professor não só consegue repassar conteúdos, dicas entre outras informações positivas como também tem uma responsabilidade social em repassar afetividade, pois o papel do professor vai muito além de apenas aplicar conteúdos, ele precisa ensinar/incentivar seus alunos a ir em busca do seu auto conhecimento, e diante das redes sociais há uma transparência entre o que a pessoa diz ser e o seus sentimentos reais, afinal muitas vezes ela se omite em sala e nas redes socias se sente mais segura para expor suas aflições e conhecimentos.
Deste modo será estimulado a aliar essas duas práticas ao seu cotidiano, fazendo com que o seu desempenho seja melhor, trazendo benefícios ao seu rendimento escolar e tornando o ambiente acadêmico muito mais prazeroso, em vista que une seu comportamento real sem opressões, seu lazer (Web) agregando estes nos conteúdos pedagógicos.
Benefícios sem duvidas são muitos, único problema, que em muitas escolas o acesso a internet ainda é muito limitado
ResponderExcluir